Notícias

A Leitura na Infância

03/08/2020 - Equipe Bem-me-Quer

Reflexão sobre a importância de ler

É na infância que a leitura deve ser iniciada na vida da criança para tornar-se um adulto leitor. Contar histórias deve ser um prazer para quem conta e para quem escuta, desenvolvendo a linguagem, criatividade, raciocínio lógico além da imaginação.

A leitura tem vantagens únicas.
A criança lê quando e no espaço que lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo atrasar ou apressar, interromper, reler ou parar para refletir. Essa flexibilidade garante o interesse contínuo pela leitura, tanto em relação ao conteúdo das atividades educativas quanto ao entretenimento.

Durante a leitura, a criança tem a oportunidade de vivenciar diferentes sensações e o "jogo com o universo escondido no livro" possibilita novas descobertas, aprimoramento da linguagem, melhora da comunicação e facilitará o contato com o mundo das letras no processo de alfabetização.

É de extrema importância que professores e famílias dialoguem sobre a importância do livro no processo de formação do indivíduo, bem como o ensino da literatura infantil como processo para o desenvolvimento do leitor crítico. Dessa forma, a leitura dentro e fora das salas de aula contribui para a aquisição do conhecimento mais amplo e multidisciplinar.

É certo que a partir do momento em que a família e a escola estimulam a leitura, a criança trilhará novas possibilidades em busca do conhecimento de forma independente e contribuindo para a sua formação como ser social.

A experiência positiva com a linguagem promoverá bons frutos para o seu desenvolvimento como ser humano.

Outras Notícias

Regimento Interno 2019

Lista de Materiais