Notícias

Brincar para crescer

03/07/2020 - Escola Bem-Me-Quer

Qual de nós, pertencente ao século XX, não brincou ou não ouvir falar das brincadeiras como: esconde-esconde, polícia e ladrão, queimado, cabra-cega, academia entre outros? E hoje, as crianças que pertencem ao século XXI, será que estão brincando assim? Será que temos oportunizado as formas de brincadeiras do nosso passado?

As crianças que não possuem momentos de brincadeira ou que raramente o fazem, podem sofrer de uma interrupção ou retrocesso intelectual. É através do brincar que ela exercita seus processos mentais e, sem esse exercício, seu pensamento pode permanecer superficial e pouco desenvolvido. Também é através da brincadeira que podemos introduzir conceitos preparatórios para o futuro e a responsabilidade para as suas tarefas.

Hoje, diante do período pandêmico, a interação familiar tornou-se mais rotineira e favorece também no desenvolvimento da linguagem infantil. Enquanto brinca e participa conjuntamente, os pais estabelecem um maior vínculo afetivo com a criança, colaboram com o desenvolvimento social e emocional, abrindo espaços para conversas e muito mais brincadeiras.
É muito importante para as crianças que os pais compartilhem os seus sentimentos de prazer brincando. Para elas, o prazer vem basicamente da fantasia de serem grandes pilotos, bombeiros, inventores, bailarinas entre tantas outras profissões.

Pais, vocês ainda possuem tempo para resgatar a criança que existe dentro de cada um. Dê asas a sua imaginação, invente, exercite e compartilhe momentos incríveis ao lado de seu filho.

Outras Notícias

Regimento Interno 2019

Lista de Materiais