MÉTODO MONTESSORI
é uma perspectiva educacional fundamentada na observação atenta das crianças e por isso é uma metodologia que dá um suporte integral ao seu desenvolvimento. Em linhas gerais, dizia Montessori, "A cada idade se deve buscar a oportunidade para o maior esforço, e a maior experiência social que se puder alcançar ativamente".
Steve Hughes, neuropsicólogo e pediatra, tem a firme convicção após anos de experiências, que o Método Montessori potencializa certas funções cerebrais que ajudam a expandir o desenvolvimento cognitivo. Inclusive colocou como sobrenome ao método “sistema original de aprendizagem baseado no cérebro.” Ele é o melhor caminho para o desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivos, sociais, emocionais, de conteúdo e de desenvolvimento cerebral.
Para o método a liberdade é um aspecto importante e ela dá à criança chance de se desenvolver. Para ter essa liberdade de ação ela precisa de um ambiente preparado, com mobiliário adequado ao seu tamanho e materiais escolhidos. Tudo que é importante deve estar acessível para que a criança desenvolva suas atividades manuseando.
Outra afirmativa de Montessori é a de que através das mãos a criança toma conhecimento do mundo. Hoje em dia sabemos que os recursos que o cérebro usa para processar os estímulos sensoriais que percebe através das mãos são sensivelmente superiores a outras partes do corpo. Então, poderíamos dizer que vivenciar o mundo através das mãos equivale a entrar pela grande porta do nosso próprio cérebro e, por isso, estas precisam ter um papel fundamental no aprendizado. Assim cada um aprende dentro de seu próprio ritmo cada um dos aprendizados.